Bem-vindo ao Instituto Maramar

Faça parte da nossa rede!

 

A série especial “#Acordo de Pesca” apresenta diversos aspectos relacionados a reparação de danos à pesca diante do maior acidente portuário ocorrido no Porto de Santos

 

Um Terminal que pede socorro

O Terminal Pesqueiro Público de Santos agoniza. Nesta campanha você vai conhecer a realidade atual deste importante equipamento. #MinhaCidadeTemPesca

Acidentes Ambientais

Monitoramos de perto ocorrências que impactam o meio ambiente.

INGÁ

Projetos e parcerias que visam incentivar a inovação na matéria ambiental.

Um momento único e de relaxamento, assim é o MarCafé. Mas para nada sair da proposta, a mistura certa entre café, música, culinária e conversa dão o tom ao evento, produzido pelo Instituto Maramar.

Participação indígena no parlamento das águas

Participação indígena no Comitê de Bacias deve ser garantida A participação indígena no Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista é uma conquista histórica. Neste vídeo o Cacique Ubiratã da aldeia Bananal, Peruíbe (SP) demonstra a importância e o valor dessa...

ler mais

Pesca Artesanal Paulista Reivindica Direitos Territoriais

Foram várias manifestações de pescadores artesanais em São Paulo que já participamos. Porém, a realizada em maio de 2021 traz contornos especiais devido à crise sanitária e toda a dificuldade com a queda na venda de pescados. A pauta é longa e acumula muitas demandas...

ler mais

Quem Somos

O Instituto Maramar é uma instituição de pesquisa de interesse público que constrói iniciativas para valorizar o uso responsável dos recursos naturais comuns.

Histórico

Fundado em 2003, em um contexto social e político propício ao surgimento de ONGs dispostas a atuar com políticas públicas e ações sociais.

Missão Institucional

Promover o uso responsável e a conservação dos recursos naturais comuns, através de ações socioambientais nas áreas de Educação, Clima, Cultura, Políticas Públicas e Negócios Sustentáveis.

Atividades e programas

Com programas planejados para lidar com diferentes áreas do conhecimento teórico e empírico, buscamos tratar de matérias que impactam diretamente na qualidade do ambiente e da vida das pessoas.

Abordagem

Através de metodologias inovadoras  ou consagradas, buscamos soluções de governança que trazem benefícios socioambientais. Acreditamos em abordagens como a Educação Popular, Métodos Participativos,  Linguagem Visual para atingir os diferentes públicos.

Atuação

Águas e Saneamento

Diante de um contexto global em que a água vem se tornando um recurso cada vez mais escasso, o Maramar realiza projetos experimentais em nível local e atua junto a colegiados para discutir políticas públicas e ações que podem trazer melhoria nas condições de vida das pessoas e mais qualidade ao meio ambiente. Acesse!

Mar a Dentro

O Mar a Dentro é um conjunto de ações que valorizam as práticas extrativistas das comunidades ribeirinhas, a favor de uma Economia da Conservação. Realizado no Canal de Bertioga, visa criar um ciclo que integre pescadores, turistas e donos de restaurantes, todos ligados ao território graças às riquezas naturais que ele oferece. Em breve!

Transparência Ambiental

Aqui, estão reunidas informações relativas a diversos empreendimentos e obras de grande porte, além de processos de acesso público que estão organizados de forma didática para difundir a informação ao público. O Maramar traz proposições que visam sempre a inovação com ganhos sociais e ambientais. Acesse!

Pesca e Sociedade

Envolve os trabalhos associados à pescaria, sobretudo artesanal, ao longo da zona costeira nacional. Atua em dois eixos: 1) Assistência técnica e extensão rural; 2) Apoio à infraestrutura. Nesse programa, a tônica é o fortalecimento dos Territórios Pesqueiros, responsáveis por, pelo menos, 50% da produção de pescado no Brasil. Acesse!

Colabore

Existem várias formas de colaborar – tanto cidadãos quanto empresas – com os projetos desenvolvidos pelo Instituto Maramar, que é uma entidade sem fins lucrativos que depende de doações e financiamentos para tirar do papel ideias em prol da sustentabilidade.

Cadastre-se!

É muito simples. Preencha o formulário ao lado com suas informações básicas e um breve texto de como poderia contribuir com a gente. Rapidamente, avaliaremos e entraremos em contato.