Agentes de Saneamento das áreas rurais de Santos e São Vicente

Acaraú, Caruara, Monte Cabrão, Iriri, Paratinga, Diana, Caeté, Cachoeira soa familiar para você?

Pois é, esses nomes indicam os bairros distantes das áreas urbanas dos municípios de Santos e São Vicente  com características de uso e ocupação do solo adequadas para o saneamento de base natural.

Trabalho inédito organizado pela parceria do Instituto Maramar – Trata Brasil – ANAMMA com o apoio das prefeituras de Santos e São Vicente inicia a atuação nos bairros afastados da área urbana.

Nessas localidades, o saneamento básico pode ser implementado no curto prazo a partir de Soluções de Base Natural (SnB) com a participação ativa das organizações locais. O projeto se inicia através do levantamento de cada moradia usando um um modelo de autodeclaração por meio da plataforma digital Laboratório Cidadão (https://saneamentodebasenatural.citizenlab.co/). Fora os dados enviados por cada morador, o projeto reúne em um único banco, os dados históricos de saneamento do local e dados primários coletados por instituições de pesquisa. Além disso, técnicos do Instituto Trata Brasil e MARAMAR estão disponíveis para assessoria junto a cada bairro.

 

“Pretendemos em poucas semanas, ter uma raio-x dos bairros participantes já que o formulário inicial é bastante simples e com linguagem popular onde cada moradia deve necessariamente preencher ”, comenta a Engenheira Ambiental do MARAMAR, Yasmin Ramos.

Demais prefeituras da Baixada Santista foram estimuladas a participar da plataforma Laboratório Cidadão e tão breve formalizem sua participação poderão também ter suas informações disponíveis na plataforma estimulando a participação dos munícipes, academia e demais organizações técnicas de apoio ao saneamento.

Se você é morador de um desses bairros, responda ao questionário online. E se conhece moradores compartilhe com eles essa iniciativa. A participação dos moradores é importante para mostrarmos para a Prefeitura as condições de saneamento e viabilizar a melhoria dos bairros.

Gostou? Compartilhe

Ler Notícias