A partir de pesquisas bibliográficas e conversas com pescadores nativos, MARAMAR elaborou cartilha com aspectos que visam aliar conservação e entretenimento
Para quem gosta não há nada como passar horas a fio embarcado com os amigos, beliscando petiscos, colocando isca na vara e tentando tirar a sorte de pegar bons peixes. A pesca esportiva é uma atividade antiga e que está inserida na cultura brasileira. Como fazer para que ela não traga impactos negativos ao meio ambiente? Que medidas tomar para que esses pescadores amadores se conscientizem da necessidade de proteger a natureza?
Foi com essas perguntas em mente que o Instituto MARAMAR desenvolveu o projeto Pesca Esportiva Responsável, que acontece no Canal de Bertioga, uma região que abrange ecossistemas relativamente preservados e que é destino de turistas de diferentes partes do estado de São Paulo e do país.
A partir de pesquisas bibliográficas e conversas com pescadores nativos, a organização elaborou uma cartilha com sete aspectos que devem ser respeitados quando se fala em pesca esportiva. Os piloteiros que integram o projeto vão compartilhar esse conhecimento com os turistas que forem pescar no Canal, criando assim um movimento de conscientização que pode se irradiar com o tempo.
Confira abaixo os sete pontos elencados pelo MARAMAR para que a pesca esportiva se torne uma prática responsável:
Formação de guias
O guia de pesca é peça-chave porque é o cara que conhece os pesqueiros e a realidade do local. Ele pode ser um multiplicador do conhecimento.
Áreas de reserva
Respeitar as áreas de reprodução e as desovas garante a pesca para o futuro. Alternar as áreas de pesca durante o ano é uma boa estratégia.
Pesque e solte
A prática de pescar e soltar colabora com a manutenção dos estoques de peixe e proteção de espécies vulneráveis. A diversão continua igual.
Técnicas de manuseio
Para soltar o peixe sadio no canal, de modo que ele sobreviva, tem que ter técnica. Assim, a pescaria será boa para o bicho e para o pescador.
Comunicação
Com uma boa comunicação, que tenha marca e identidade visual, a pesca esportiva cria uma imagem positiva e tem mais chances de atrair novos parceiros.
Controle e manuseio
Coletar dados no local sobre a pesca esportiva é uma ação importante para gerar conhecimento e ajudar a defender os interesses do setor.
Geração de renda
A atividade pesqueira deve ser planejada e organizada. Desse jeito, o coletivo sai ganhando e a atividade se valoriza.