Manejo Responsável do Camarão Sete Barbas

Para se atingir a almejada sustentabilidade quando se fala em recursos pesqueiros marinhos, deve-se ter em mente que é necessário modificar as práticas tradicionais de pesca, que a cada dia impactam de maneira relevante os ambientes marinhos.

Neste sentido, o MARAMAR, com o apoio da BrazilFoundation, iniciou o projeto Manejo Responsável do Camarão Sete Barbas, uma ampliação das atividades já realizadas durante o Casa do Perequê. O foco, desta vez, era estender  as oficinas de capacitação e formação para a gestão responsável dos recursos do mar para todas as comunidades de pesca de Guarujá (SP), sensibilizando os pescadores para novos caminhos e práticas de pesca que diminuam os impactos sobre os ambientes marinhos.

Dentro dessas oficinas, os pescadores levantaram a necessidade da criação de áreas exclusivas para a pesca artesanal, que estaria sendo ameaçada por outros usos, como o turismo, atividade portuária e, principalmente, a pesca industrial.

O MARAMAR realizou então reunião em cada comunidade pesqueira e, utilizando metodologias participativas desenvolvidas pela equipe, conseguiu registrar diferentes pontos de vista sobre o mesmo problema. A reunião destes registros foi materializada em um mapa com a proposta de divisão territorial em áreas aquáticas, criando as Zonas  Exclusivas para a Pesca Artesanal, definindo usos específicos para cada área determinada.

 

Gostou? Compartilhe

Ler Notícias