As águas do litoral brasileiro vão além da beleza natural, são também o espaço de trabalho diário de pescadores e pescadoras. O Instituto acredita que reconhecimento dessas práticas de pesca, sobretudo da pesca artesanal nos trechos do Estuário de Santos-São Vicente, são de extrema importância.
O projeto Cartografia dos Territórios Pesqueiros, elaborado por meio de processos participativos nas localidades de Itapema em Vicente de Carvalho, Monte Cabrão, Ilha Diana e Caruara na região continental de Santos,ocorrem no âmbito da Iniciativa para Governança Ambiental (INGÁ) desenvolvida desde 2010 pelo Instituto Maramar. A proposta segue uma metodologia própria com a realização de oficinas e saídas embarcadas.
Esse esforço de documentação objetiva situar espacialmente os territórios relevantes para a continuidade dessa atividade que tem sofrido perda territorial devido à 1. chegada de empreendimentos relacionados ao Porto, 2. acidentes que comprometem a produção e a renda de famílias que dependem da pesca no estuário, 3. criação de áreas protegidas sem as devidas consultas aos usuários das águas.